segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

As Três Grandes Famílias de Cervejas

No mundo das cervejas, existem três famílias principais, de onde se derivam todos os 120 tipos de cerveja que são produzidos no mundo. São as de alta fermentação, chamadas de ALES, as de baixa fermentação, conhecidas como  LAGERS e as mais raras, que apresentam fermentação espontânea, conhecidas como LAMBIC. No Brasil, 90% da cerveja consumida é do tipo Lager, de baixa fermentação e são as preferidas pelo pouco gosto e amargor.

Quais são as características de cada família?

Ale – Cervejas de alta fermentação
A temperatura de fermentação de uma Ale fica entre 14º e 25ºC. No processo de fabricação de uma cerveja desse tipo são ressaltados seus principais atributos, os sabores e aromas mais complexos, que podem ser percebidos claramente em estilos como as Stout, Porter, Dubbel, Tripel, Kölsch, Pale Ale, IPA, Weizenbier, Scotch Ale, entre outras.

Lager – Cervejas de baixa fermentação
A nomenclatura Lager é uma derivação de “lagern”, que significa armazenar, em alemão, pois era habitual que as cervejas de baixa fermentação produzidas na Alemanha passassem alguns meses armazenadas em cavernas. Esses locais, mais frios, favoreciam tanto o processo de fermentação, que ocorre entre 5° a 16° C, como a maturação da bebida, antes do consumo. Suas principais características sensoriais são provenientes das matérias-primas (malte, lúpulo e levedura).
Como exemplos de Lagers, podemos citar as Pilsen, cervejas claras e filtradas, com um leve amargor e, como o nome sugere, proveniente da cidade de Pilsen, na República Tcheca.
Muito conhecidas pelos brasileiros, a Bock e a Malzbier são da família Lager: a primeira em geral é avermelhada e tem teor alcoólico um pouco mais elevado, em torno de 6%. Na segunda, o aroma e o paladar são adocicados.

Lambic - Fermentação espontânea
As primeiras cervejas da história surgiram com esse tipo de fermentação, que ocorre através de leveduras selvagens (principalmente as Brettanomyces) e bactérias presentes no ambiente. Essas cervejas levam muito mais tempo para fermentar e são maturadas em barris de madeira e, em algumas, são adicionadas frutas – as Fruit Lambics.

Nenhum comentário:

Postar um comentário